esad—idea

esad—idea

Pádua Ramos — Monografia

Figura marcante da arquitetura e do design em Portugal, com um percurso projetual singular pautado por edifícios icónicos como o Hotel D. Henrique ou a Faculdade de Ciências do Porto, Luís Pádua Ramos (1931 – 2005) encontra agora a sua importância reafirmada através desta monografia essencial, resultado da investigação de cinco autoras, em articulação com a esad—idea, Investigação em Arte e Design.

Composta por três livros, esta obra surge no seguimento dos Prémios de Design, no âmbito do Ano do Design Português (2015), que destacaram três personalidades do design nacional – Daciano da Costa, Sebastião Rodrigues e Pádua Ramos.

Preenchendo uma lacuna no estudo e divulgação da proposta projetual de Pádua Ramos, esta monografia proporciona uma ampla visão sobre a totalidade da sua obra de arquitetura e design, abordando ainda o seu trabalho de colecionismo, uma prática que reforçou a dimensão simbólica e figurativa do seu projeto.


Pádua Ramos/ A arquitectura do quotidiano. 1960 – 1970

Gisela Lameira

Luciana Rocha

Pádua Ramos / A arquitetura do quotidiano. 1960 – 1970 trata a obra arquitetónica de Pádua Ramos e do seu enredo produtivo no contexto das décadas de 60 e 70.

Neste panorama, Pádua Ramos destaca-se pela atenção dada ao desenho e detalhes arquitetónicos, características diferenciadoras numa produção já por si eclética, mas intencional relativamente ao papel da arquitetura na cidade, e particularmente comprometida com a necessidade de construção de edifícios em distintas situações urbanas, tipos de encomenda e orçamento disponível.


Pádua Ramos / Do maneirismo à cultura pop

Maria Milano

Pádua Ramos/ Do maneirismo à cultura pop sintetiza o percurso projetual deste autor, no universo da arquitetura e do design, sempre em tensão entre forma e imagem, experimentalismo e rutura dos cânones formais do Movimento Moderno.

Pádua Ramos transpõe para o desenho dos objetos a heterogeneidade e riqueza figurativa, numa procura pelo “novo” que interpreta e transporta para a tradição figurativa portuguesa.

Pádua Ramos/ O coleccionador. Diálogos entre o desequilíbrio e o desassossego

Rita Maia Gomes

Pádua Ramos/ O coleccionador. Diálogos entre o desequilíbrio e o desassossego é o resultado de uma investigação desenvolvida a partir do arquivo particular do arquiteto.

Propõe-se uma viagem pela vida de Pádua Ramos centrada na sua paixão por colecionar, abordando as especificidades do seu colecionismo e o modo como construiu a sua coleção e conviveu com ela.