esad—idea

esad—idea

Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional

Em Imprimere – Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional, a investigação em torno dos instrumentos, máquinas, tecnologias, artefactos e materiais que marcam a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia à atualidade, desdobrou-se em diferentes vertentes de produção e divulgação de conhecimento e interação com o público.

Em Imprimere – Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional, a investigação em torno dos instrumentos, máquinas, tecnologias, artefactos e materiais que marcam a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia à atualidade, desdobrou-se em diferentes vertentes de produção e divulgação de conhecimento e interação com o público. Este projeto de investigação deu origem às seguintes tipologias de eventos e produção de conhecimento:

Uma exposição, explorando os principais processos, técnicas e tecnologias de artes gráficas envolvidos na conceção do livro, com ênfase no plano didático e nas técnicas gráficas artesanais enquanto alternativa aos atuais sistemas massificados de produção, proporcionando, não só aos designers, mas ao público em geral, um conhecimento material dos suportes e técnicas de impressão que marcaram a história da edição em Portugal e no mundo, reposicionando-os igualmente como práticas vitais no presente.

Com curadoria de Sofia Meira e Rúben Dias, a exposição realizou-se no âmbito da comemoração do 250.º aniversário da Imprensa Nacional. Esteve patente entre 10 de maio 2018 e 5 de janeiro de 2019 na Casa do Design em Matosinhos, sendo promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela esad–idea, Investigação em Design e Arte e pela Imprensa Nacional–Casa da Moeda. Contou com cerca de 4800 visitantes.

Uma publicação que, sendo o catálogo da exposição, funciona como objeto de design autónomo e veículo de disseminação de conhecimento e testemunho documental dos processos de pesquisa. Resultado da colaboração entre curadores, autores, designers, instituições participantes e o estúdio Degrau, esta publicação incorpora ainda um diálogo com a contemporaneidade através das propostas de 10 designers atuais convidados a explorar técnicas de impressão analógica: tipografia internacional; calcografia; litografia em pedra; serigrafia. De realçar também a infografia desenvolvida por João Tiago e Susana Fernandes (docentes de Design de Comunicação da ESAD) que integrou a exposição e é transposta para o catálogo.

Com design editorial do estúdio Degrau, fotografia de Luís Espinheira e impressão da Imprensa Nacional–Casa da Moeda, esta publicação resulta de uma coedição entre a esad–idea e a Imprensa Nacional–Casa da Moeda e recebeu uma Menção Honrosa no âmbito da 2.ª edição do Prémio Design de Livro, em 2019. O livro esteve ainda entre os melhores candidatos ao Fedrigoni Top Awards 2019 na categoria “Livros”.

Um vasto programa de oficinas paralelas abertas ao público em geral e integradas no espaço expositivo. Este programa incluiu uma visita guiada à exposição com os curadores, workshops de processos serigráficos tradicionais (com Catarina Lopes), litografia e processo (com Gabriela Machado), confeção de papel a partir de trapos de algodão (com Anabela Carvalho e Sofia Faria), encadernação Copta (com Catarina Azevedo), técnica do papel marmoreado (com Cláudia Queirós); e ainda tipografia com caracteres móveis (orientado pelos curadores e destinado ao público infantil) e fontes e tipos móveis (com Walter Almeida e Vânia Meleiro, destinado ao público infantil).

O programa paralelo da exposição incluiu ainda o lançamento de uma Moeda Comemorativa um Selo Comemorativo dos 250 Anos da Imprensa Nacional–Casa da Moeda, com design de Eduardo Aires.


Organização

Câmara Municipal de Matosinhos

esad—idea, Investigação em Design e Arte

Imprensa Nacional-Casa da Moeda

Investigadores responsáveis

Rúben Dias

Sofia Meira

Curadoria e coordenação editorial 

Rúben Dias

Sofia Meira

Assessoria de curadoria

Ricardo Dantas

Direção de arte e design gráfico 

Degrau

Design expositivo

Rui Canela

Parceiros

Museu do Papel – Terras de Santa Maria

Museu Nacional da Imprensa

Instituto Politécnico de Tomar

Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas

Grafopel/Heidelberg

Fundação Portuguesa das Comunicações

Alfaiate do Livro

Fábrica de Papel da Ponte Redonda

Organização
Câmara Municipal de Matosinhos esad—idea, Investigação em Design e Arte Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Investigadores responsáveis
Rúben Dias, Sofia Meira
Curadoria e coordenação editorial
Rubén Dias, Sofia Meira