Porto Design Biennale
Organizada pela esad—idea, Investigação em Arte e Design e promovida pela Câmara Municipal do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos, a bienal desenvolve um trabalho continuado de investigação e divulgação do design português e internacional, potencializando a associação de recursos entre disciplinas, designers, empresas e os diversos setores sociais.
A Porto Design Biennale assume como missão a promoção da cultura do design, a sua discussão pública e a produção de conhecimento crítico num evento que aproxima a academia e a indústria.
Em 2019, a bienal apresentou a sua primeira edição com uma programação ambiciosa sob o tema Post Millennium Tension. Pensar o novo milénio e o lugar do design num quadro de mudança, com especial atenção ao design português, esteve no centro da proposta curatorial apresentada por José Bártolo, curador-geral do evento que, durante três meses, ocupou diversos locais das cidades de Matosinhos e Porto. A investigação do tema nas diversas vertentes disciplinares — do design industrial ao digital, do design de moda ao design gráfico — concretizou-se numa pluralidade de exposições, workshops, conversas e instalações. No ano de estreia, Itália marcou presença como País Convidado com uma reflexão sobre a cultura do design e a sua capacidade de acompanhar as tensões da contemporaneidade.
As múltiplas crises — reais, imaginárias ou manipuladas — que marcaram o ano de 2021, um ano definido pelo contexto de pandemia, aceleraram a investigação do design como catalisador de novos imaginários e comunidades de mudança. Sob o tema Alter-Realidades: Desenhar o Presente, Alastair Fuad-Luke, curador-geral da segunda edição da bienal, apresentou um programa amplo e democrático que via o design como uma ferramenta para criação de outras formas de nos relacionarmos, rejeitando hegemonias insustentáveis e ideologias fraturantes. A proposta curatorial concretizou-se em mais de 86 atividades sob os temas Alter-Paisagens, Alter-Cuidado, Alter-Produção e Alter-Vivências. França, País Convidado da edição de 2021, associou a esta proposta uma série de eventos em diferentes formatos que aliam o design social à interseção entre as culturas francesa e portuguesa.